O acesso à água tratada ainda é uma barreira no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de pessoas vivem sem água digna para consumo, destas, 20 milhões residem em comunidades do interior.
Há 4 anos lideramos a área de inovação do programa Água+ Acesso, uma iniciativa para ampliar o fornecimento de água segura e sustentável a áreas rurais do país. Lançado em 2017, o programa de impacto coletivo abrange uma aliança inédita, formada por empresas, institutos e organizações da sociedade civil, apoiados em modelos de autogestão de convivência com o semiárido.
A WTT soma forças para transformar pesquisa e tecnologia em resultados a favor da qualidade de vida. As demandas giram em torno de 3 grandes frentes.
Infraestrutura para acesso e tratamento
Através da construção, melhorias, ampliação e/ou revitalização de sistemas de abastecimento e redes de distribuição, assim como pela identificação de soluções inovadoras apropriadas.
Modelos de gestão comunitária da água
Modelos autossustentáveis onde os próprios moradores se organizam para garantir a operação, gestão e manutenção dos sistemas em suas comunidades.
Integração e fortalecimento do ecossistema
Promoção de eventos, estudos, ações de comunicação, intercâmbios e articulação de atores públicos e privados para fortalecer o tema e setor.