Acesse agora o Guia Metodológico “Formação de equipes extraordinárias para missões de desenvolvimento tecnológico”, que apresenta um arcabouço para a formação de melhores equipes em missões tecnológicas do Centro de Orquestração de Inovações/COI (e do público geral interessado), orientado por reflexões a respeito da necessidade de reunir excelência científica, diversidade e conectividade. O Guia foi desenvolvido pelo Cedeplar/UFMG em parceria com o COI/WTT.
Com a complexidade do nosso mundo atual, quanto mais diversa for a combinação de perfis em um grupo científico maior será a combinação de conhecimento e experiência. Consequentemente, quanto mais homogêneo um grupo mais limitado e menos inovador ele é.
Como ativamente construir diversidade na ciência? O guia oferece um conjunto de 26 indicadores que permitem mapear pesquisadores(as) conforme as dimensões de interesse. Com o cruzamento dessas dimensões, gestores(as) de missões tecnológicas podem construir diferentes listas de potenciais nomes para suas equipes.
No dia 13/04 foi realizado o webinar de lançamento que contou com a participação da professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães, do gestor de ciência do Instituto Serrapilheira, Michel Chagas, da professora adjunta da UFMG, Fernanda Cimini, e do gerente de operações da WTT, Andre Wongtschowski, mediados por Gaston Kremer.
Veja aqui o Webinar de Lançamento