Na próxima quarta-feira, dia 11, a WTT participa do primeiro dia do evento MIT Water Summit 2020. Como nós vislumbramos um futuro sustentável e equitativo e como a água se encaixa nisso? Em formato virtual, a edição deste ano se debruça sobre o papel da água na construção de sistemas resilientes para o futuro enquanto nos deparamos com a crise climática e aumento populacional.

O coordenador programático da WTT, Gaston Kremer, é um dos painelistas convidados da mesa “Decentralized Water Systems”, às 11h20 (13h20 no Brasil), junto de Paula Kehoe (Director of Water Resources, San Francisco Public Utilities Commission), Jamila Bargach (Co-founder and Executive Director, Dar Si Hmad) e Korneel Rabaey (Professor, Department of Biotechnology at Ghent University).

Numa era de crescimento populacional, aumento de estresse hídrico e infraestrutura envelhecida, prover acesso seguro e equitativo à água limpa é de extrema importância. Neste painel, serão apresentadas estratégias de descentralização que vêm sendo adotadas tanto em regiões rurais quanto urbanas para enfrentar esse desafio, que inclui a integração de sistemas naturais, reciclagem de água, coleta de névoa e outros. Serão destacadas as lições aprendidas a partir dessas comunidades e seus sistemas distribuídos, assim como as sinergias entre modelos para contextos urbanos e rurais.