Estamos muito felizes em anunciar o resultado do desafio #ChacoInnova. Wingu, A-Where, Caminnos, AdApp e Fundación Capital são as organizações selecionadas para a chamada de inovação, lançada no final de maio pela NANUM Mujeres Conectadas e WTT. A partir de setembro, iniciaremos o processo de implementação das iniciativas, que tem como foco atender a região do Gran Chaco Americano.
Alfabetização financeira, promoção da arte do Chaco por meio de NFTs (non-fungible token), fortalecimento institucional, desenvolvimento e capacitação de marketplace e CRM são algumas propostas selecionadas para implementação junto às comunidades de Nanum, totalizando até USD 100k em investimentos.
Foram mais de 400 organizações convidadas, 42 propostas recebidas relacionadas aos temas: adaptação climática, comercialização e fortalecimento institucional.
“Foi uma experiência muito interessante aproximar os ecossistemas de inovação, não só dos três países que fazem parte de Nanum, como também de outras regiões, ao Gran Chaco para propor soluções e cocriar com os atores locais”, comenta Gastón Kremer, gerente de campo da WTT.
Mais de vinte pessoas compuseram a equipe de jurados, formada por representantes de organismos multilaterais, organizações comunitárias, sociedade civil, setor privado, bancos, empresas de tecnologia e representantes de governos.
Conheça mais sobre cada proposta:
Formação e empoderamento na transformação digital das comunidades do Gran Chaco.
A partir do mapeamento das necessidades, a implementação de um Customer Relationship Management – CRM, com capacitação para marketplace e webinars, além de ferramentas de monitoramento e gerenciamento de tarefas.
Fortalecimento das iniciativas existentes de adaptação climática, fornecimento de dados meteorológicos e a construção de capacidades analíticas para as comunidades de mulheres indígenas.
O objetivo é criar sinergias com os esforços existentes, como o aplicativo móvel AdApp, a rede meteorológica do Gran Chaco e o Sistema de Alerta Temprana dos rios Pilcomayo e Bermejo, com sessões de treinamentos para mulheres líderes das comunidades que contribuam para o desenvolvimento de soluções digitais.
ADAPP
Registro colaborativo de dados pluviométricos e hidrológicos, para gerar alertas e prevenir enchentes. Ao mesmo tempo, dar acesso a um calendário de manejo e boas práticas da atividade caprina realizada por mulheres no território.
FUNDACIÓN CAPITAL (BOGOTÁ – CO)
Tecnologia e mulher: empoderamento feminino através da educação financeira e inclusão.
Treinamentos focados em tecnologias digitais para inovar na metodologia de grupos de poupança e investimento com KakuApp, que garante o monitoramento e avaliação constante.
Criando caminhos de impacto para promover a produção artística das comunidades através do marketplace.
A iniciativa pretende contemplar a arte das comunidades através do blockchain, oferecendo peças digitais únicas para fortalecer a produção artística, assim como o acesso aos mercados digitais a partir da promoção da cultura e do conhecimento ancestral do Chaco.
Essa é a primeira convocatória CHACO INNOVA para construir inovação com os atores locais a partir dos saberes tradicionais das populações que habitam a região.
NANUM Mujeres Conectadas é um projeto trinacional (Argentina, Bolívia e Paraguai), co-financiado pelo BIDLab, executado pela Fundación Avina em aliança com a Fundación Gran Chaco na Argentina, a Fundación Nativa na Bolívia, o Grupo Sunu no Paraguai e mais de 15 organizações parceiras.
Juntos queremos garantir o acesso à conectividade como um direito humano fundamental pelo seu caráter facilitador de outros direitos, como educação, saúde, informação, entre outros.