C a r r e g a n d o . . .

29/11/2023

Agenda em Buenos Aires: Gran Chaco Americano do MALBA ao BID

Entre 27 e 30 de novembro, WTT está em Buenos Aires para importantes reuniões que fortalecem os processos de inovação colaborativa na região do Gran Chaco Americano.

Desde 2021, a WTT se junta à NANUM – ​​Mujeres Conectadas, rede que trabalha com inovação e conectividade visando melhorar a qualidade de vida e trabalho das mulheres da região trinacional (Argentina, Paraguai e Bolívia) do Gran Chaco Americano. No dia 28, no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA), organizações e parceiros discutiram os resultados e impactos do projeto “Chaco Innova”, que selecionou iniciativas de inovação aberta nos temas de adaptação climática, comercialização e fortalecimento institucional para comunidades da região. A mediação foi liderada por Gaston Kremer, diretor do programa WTT.

No dia 29 a agenda foi no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoiador do Chaco Innova. Organizações da Redes Chaco, WTT, Fundación Avina e parceiros estiveram presentes para planejar os próximos passos, levando em consideração o projeto Impacto Verde com a União Europeia e as demandas das comunidades da região.

“Somos mulheres que nascemos, crescemos e vivemos no Grande Chaco Americano, uma das regiões mais extensas, diversas, fascinantes, cheias de vida e, para muitos, desconhecidas do continente”, comentou NANUM na divulgação do evento.

Com base nas diferentes iniciativas promovidas por um ecossistema de organizações da região do Gran Chaco, entre as quais ACDI, Fundación Gran Chaco, Fundación Nativa, Grupo Sunu e Fundación Avina no âmbito da Redes Chaco e com o apoio do BIDLab, na última década, foi gerado um número crescente de oportunidades e ferramentas funcionais para o desenvolvimento desta região.

Nos últimos anos, este ecossistema foi acelerado e apoiado pelo desenvolvimento NANUM, que permitiu a expansão da conectividade “com propósito” na região, permitindo o acesso à internet e a pacotes de ferramentas digitais para 129 comunidades rurais na Argentina, Bolívia e Paraguai, gerando um processo de inovação único na região. Nanum não só tornou possível gerar acessibilidade à Internet, mas também um modelo de gestão local de conectividade significativa e apropriação de tecnologias de informação e comunicação que aceleram o desenvolvimento da região.

Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, onde ocorreu o encerramento de Chaco Innova

Debates no MALBA. Mediação de Gaston Kremer, gerente de programas de WTT, à esquerda.

Equipe no MALBA

Organizações reunidas no Banco Interamericano de Desenvolvimento para desenhar novos processo de inovação na região