C a r r e g a n d o . . .

28/03/2024

[Conferência Livre] Ciência, Tecnologia e Inovação para Transformação Ecológica nos Sistemas Agroalimentares

Programação detalhada aqui

Inscrições aqui.

A Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é um espaço democrático para expressar propostas e aspirações para o setor e está programada para 4 a 6 de junho de 2024. Desde novembro de 2023, estão ocorrendo eventos preparatórios por todo o país (sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais). Nesses eventos são produzidos relatórios de sistematização que são indispensáveis para que a discussão realizada possa contribuir com a construção da Conferência Nacional.

Nesse contexto, está sendo organizada a conferência livre “Ciência, Tecnologia e Inovação para Transformação Ecológica nos Sistemas Agroalimentares“.

Diante do contexto de “sindemia global”, que amplifica os desafios associados à soberania e segurança alimentar das populações vulneráveis, é necessário que as políticas e ações públicas relacionadas à CT&I nacional contribuam para que os diferentes tipos de agricultures lidem com questões relacionadas às ameaças para produção de alimentos frente às mudanças climáticas, os impactos na saúde e a desigualdade social.

Os debates acontecerão de maneira presencial, na Sede da Embrapa, e online, via Google Meet, apenas para inscritos. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de abril de 2024 clicando neste link.

O evento ocorre de 15 a 19 de abril de 2024, no formato híbrido (presencial e online), e será transmitido pelo YouTube da Embrapa.

Programação:

15/04 – Desenvolvimento social: Inovações para a transição agroecológica e inclusão socioprodutiva

16/04 – Transformação ecológica e mudanças climáticas: Produção de alimentos frente os impactos sistêmicos da emergência climática

17/04 – Saúde: Construção de uma visão programática e integrada da saúde única

18/04 – Ciência e saberes tradicionais: Diálogos de saberes sobre soberania e segurança alimentar e nutricional de povos e comunidades tradicionais nos biomas brasileiros

19/04 – Ciência e Políticas públicas: Políticas públicas orientadas por missão voltadas para a transformação ecológica dos sistemas agroalimentares para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido.

Confira a programação de cada dia do evento no site da Empraba

A Conferência Livre é organizada por:

  • Embrapa
  • Ministério da Agricultura e Pecuária,
  • Ministério da Fazenda,
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar,
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,
  • Ministério da Educação
  • World-Transforming Technologies (WTT) e
  • Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).