C a r r e g a n d o . . .

10/01/2024

[Série Climate Solutions Lab] Capacitação das comunidades rurais: A visão de Annet Dianah Nannono para uma agricultura inteligente em relação ao clima

Annet Dianah Nannono é uma mulher ugandense de 35 anos. Ela cresceu no vilarejo de Kimaanja, no coração de Masaka. Sua família –  produtores de café – incutiu nela uma profunda paixão pela agricultura desde muito cedo. Agora, como mãe dedicada e produtora de café e vegetais, Annet entende os desafios que os pequenos agricultores enfrentam. Sua dedicação à agricultura sustentável e o compromisso inabalável com sua comunidade contam uma história inspiradora de como a paixão e a experiência de uma pessoa podem criar um futuro mais sustentável e próspero para todos.

“Eu me transformei de uma “faladora” de ações climáticas em uma executora de ações climáticas. Com o Solutions Lab, pude fazer contatos e formar parcerias significativas que podem apoiar o desenvolvimento de minha solução climática. Meus conhecimentos e competências relacionados à mudança climática melhoraram muito.”
Annet Dianah Nannono.

A comunidade agrícola de Buwunga – um submunicípio no distrito de Masaka, na região central de Uganda – é vulnerável aos efeitos da mudança climática, que incluem seca, chuvas excessivas e ecossistemas danificados e que, juntos, estão causando insegurança alimentar. Annet cresceu nesse ambiente, que se caracteriza por uma estação seca prolongada, e sabe, em primeira mão, como a seca e as chuvas extremas afetam a comunidade. O fato de ver os agricultores lutando para se adaptar às condições cada vez mais extremas a motivou a criar uma organização comunitária para abordar as lacunas de conhecimento.

Em parceria com empresas orgânicas, ela montou um Centro de Treinamento em Agricultura Inteligente para o Clima com base na comunidade. E em 2020, inspirada por suas experiências, Annet fundou a Farm & Art Space, uma iniciativa comunitária em Buwunga. A missão da organização é capacitar os agricultores rurais, transmitindo conhecimentos e habilidades agrícolas práticas, ecológicas e inovadoras em um ambiente agradável e enriquecedor. O objetivo é mitigar as emissões de gases de efeito estufa, promover ações adaptativas e reduzir a vulnerabilidade.

Para Annet, o programa de incubação e orientação do Impulsouth foi uma grande oportunidade de transformar suas ideias de soluções climáticas em projetos reais. Durante o tempo que passou no programa, ela obteve um Certificado de Registro para sua organização comunitária, o que solidificou seu propósito e promoveu a ação coletiva. E, usando o financiamento inicial que recebeu do Impulsouth, ela construiu um espaço de treinamento e instalações sanitárias para os agricultores.

Annet com seu mentor, o professor Amis Mao, durante o processo de incubação do Impulsouth. Sua visita ao local de treinamento dos agricultores marcou um passo significativo em sua jornada.

A participação na iniciativa Impulsouth permitiu que ela aprendesse com líderes visionários e apresentasse suas soluções climáticas no cenário mundial. O reconhecimento que isso lhe trouxe também abriu portas para uma influência mais ampla e colaboração global.

Especificamente, em virtude da qualificação para o Climate Solutions Lab do Impulsouth, ela recebeu uma carta apoiando sua solicitação de credenciamento para a COP 27, o que a permitiu ser credenciada pelo Departamento de Mudanças Climáticas de Uganda. Como resultado, ela foi aprovada pelas Nações Unidas para participar da COP 27 no Egito, à qual compareceu com o apoio da Farm of Francesco e da Economy of Love. Para ela, essa oportunidade foi possível diretamente por meio de sua participação no Climate Solutions Lab.

A participação lhe ajudou a solidificar sua determinação de promover mudanças positivas e inspirar outras pessoas a se juntarem à luta contra as mudanças climáticas. Agora, ela está buscando apoio e recursos para desenvolver e ampliar sua solução para garantir um impacto duradouro.

“Mude a si mesmo primeiro, dessa forma, você encontrará a melhor solução para as mudanças climáticas. A mudança começa com você, desde a maneira como você come até a maneira como você se move e descarta as coisas”.
Annet Dianah Nannono

 

Resumo da solução climática

A solução inclui um laboratório de biofertilizantes, uma sala de aula de treinamento ao ar livre com 50 lugares, uma loja, escritórios administrativos, jardins de demonstração e uma instalação sanitária. O principal objetivo da criação de um Centro de Treinamento em Agricultura Inteligente para o Clima com base na comunidade com empresas orgânicas no município de Buwunga é promover o uso responsável da energia e dos recursos naturais, mantendo assim a biodiversidade e protegendo a água e o bem-estar humano e animal.

O objetivo é mitigar as emissões de gases de efeito estufa das intervenções e práticas agrícolas e adaptar-se às mudanças climáticas. A organização de base comunitária (OBC) está autorizada pelo governo do distrito de Masaka a operar no submunicípio de Buwunga, que abrange 51 vilarejos em 6 paróquias. Essa é uma oportunidade de atingir mais de 2.000 agricultores diretamente.

A CBO funcionará como uma empresa social liderada pela comunidade, oferecendo serviços de treinamento e consultoria aos membros da OBC gratuitamente ou a preços subsidiados. Os lucros da empresa social serão reinvestidos em atividades de transformação social e econômica para cobrir os custos de execução do projeto.

________________________________________________________________

Artigo produzido pela equipe do projeto Impulsouth e originalmente publicado em inglês em: 

Empowering Rural Communities: Annet Dianah Nannono’s Vision for Climate-Smart Agriculture

________________________________________________________________

Climate Solutions Lab: laboratório de aceleração de projetos de jovens líderes da África e América Central na temática de mudanças climáticas. Conheça mais aqui.