C a r r e g a n d o . . .

23/05/2024

[Série Climate Solutions Lab] Inovações em Energia Renovável como Meio de Promover Igualdade de Gênero, Alívio da Pobreza e Conservação Ambiental: a história de Phionah Nalubega

Artigo publicado originalmente no site do projeto Impulsouth

 

Phionah Nalubega é uma jovem ugandense comprometida com a ação climática e a transição para energias renováveis. Ela tem 6 anos de experiência trabalhando diretamente com renomadas organizações de energia renovável e forneceu serviços de desenvolvimento empresarial para mais de 100 empresas verdes em projetos de capacitação apoiados por grandes financiadores como a EU-UGEFA, o UNCDF, o GGGI e a Fundação Standard Chartered. Ela possui um bacharelado em administração de empresas e completou treinamento especializado em tecnologia de energia renovável. Também é ex-aluna da Bolsa de Estudo da África para Jovens Líderes de Energia (AFYEL).

Como uma defensora climática comprometida, Phionah é motivada a desenvolver e apoiar iniciativas de energia renovável e capacitação que se concentram no empoderamento comunitário, igualdade de gênero e conservação ambiental. Tendo vivido em áreas urbanas com acesso à energia e em áreas rurais sem ela, Phionah entende as vantagens de ter acesso à energia e as dificuldades decorrentes da falta de energia limpa para iluminação e cozimento. Através de seu trabalho, ela viu o impacto significativo que o acesso à energia limpa e os projetos de capacitação podem ter na abordagem das mudanças climáticas e dos problemas sociais e econômicos.

Durante seu tempo no Climate Solutions Lab, ela ganhou uma apreciação pelo poder da inovação e da colaboração. “Eu costumava acreditar que resolver as mudanças climáticas exigia ações grandiosas ou em grande escala dos governos ou grandes corporações. No entanto, trabalhar no Lab me mostrou que a inovação de base, bem como soluções individuais e locais, podem ter um impacto significativo. Não se trata apenas de grandes políticas; trata-se de capacitar as comunidades a criar mudanças de baixo para cima.”

“À medida que continuamos nesta jornada de ação climática, lembremos que cada pequeno passo que damos hoje molda o mundo de amanhã. Vamos nos inspirar no poder da inovação, colaboração e soluções impulsionadas pela comunidade. Juntos, podemos criar um futuro mais sustentável e equitativo para todos.”

Phionah e sua equipe realizaram pesquisas de mercado e fizeram testes extensivos para desenvolver um fogão que funciona com biodiesel, uma alternativa limpa e sustentável à lenha. Ao se envolver com diversos stakeholders e especialistas na área de cozimento limpo, ela reuniu informações valiosas que informaram suas decisões de design e iteração do produto. Ela e sua equipe testaram e modificaram seis protótipos para melhorar a funcionalidade e a eficiência e usaram a descoberta do cliente para moldar e validar o design final. Além disso, exploraram diferentes opções de matéria-prima para biodiesel, levando a parcerias produtivas com organizações locais e ao uso de culturas energéticas para a produção de biodiesel. A solução climática de Phionah exemplifica sua dedicação e abordagem estratégica.

“Para os jovens, enquanto buscamos um futuro sustentável, quero que lembremos que cada pequeno passo que damos hoje molda o mundo de amanhã, e não importa quão pequena seja a ação, ela pode contribuir para um bem maior. Vamos nos unir e agir para superar os desafios das mudanças climáticas.”

 

Resumo da Solução Climática: Soluções de Cozimento com Biodiesel para Combater as Mudanças Climáticas em Uganda

Noventa e cinco por cento dos ugandenses dependem da lenha e de combustíveis fósseis para cozinhar. Esses métodos de cozimento tradicionais são uma grande fonte de emissões de gases de efeito estufa e aceleram o desmatamento, o que limita a capacidade natural da Terra de capturar carbono. Em Uganda, é comum ver mulheres e meninas carregando lenha, pois muitas vezes é uma necessidade diária. As mulheres suportam o peso desse fardo; em média, elas passam 20 horas por semana procurando lenha, resultando em pobreza de tempo de gênero, desigualdade financeira e riscos à segurança.

O fogão eficiente em energia alimentado por biodiesel de óleo residual oferece uma solução tangível para os problemas em questão. Ele é projetado para transformar a maneira como as pessoas cozinham, tornando-o mais econômico em termos de tempo, seguro, sustentável e ambientalmente amigável. Os objetivos específicos deste projeto incluem fornecer uma alternativa de cozimento acessível e sustentável para aliviar o fardo sobre as mulheres, ao mesmo tempo que reduz as emissões de gases de efeito estufa, o desmatamento e os riscos à saúde causados pela poluição do ar interno. A solução de cozimento com biodiesel é uma intervenção revolucionária que não só aborda as mudanças climáticas, mas também promove uma mudança de paradigma e alinha-se à agenda de alívio da pobreza, igualdade de gênero e um futuro sustentável.