C a r r e g a n d o . . .

10/01/2024

[Série Climate Solutions Lab] Tomando providências climáticas na Zâmbia com Owen Machuku: sementes de resiliência

Owen Machuku é um pesquisador agrícola dedicado ao avanço das práticas agrícolas sustentáveis e à melhoria da segurança alimentar e nutricional na Zâmbia. Atualmente, ele trabalha para o Ministério da Agricultura no Instituto de Pesquisa Agrícola da Zâmbia (ZARI). Sua interação com a comunidade agrícola rural moldou sua paixão por encontrar soluções inovadoras para os desafios que os agricultores enfrentam como resultado das mudanças climáticas.

Tendo trabalhado em regiões semiáridas e testemunhado os efeitos negativos que as secas e as altas temperaturas têm sobre as plantações e, consequentemente, sobre os meios de subsistência rurais, ele se sentiu motivado a fazer parte da solução ao se inscrever na iniciativa Climate Solutions Lab, do projeto Impulsouth. Com o apoio dos mentores do Impulsouth, Owen criou o projeto intitulado “Melhoria da segurança alimentar por meio do processamento de sorgo em áreas propensas à seca de Lusitu, no distrito de Chirundu”. O projeto tem como objetivo aumentar a resistência das comunidades rurais diante dos choques da mudança climática, diversificando o sorgo e agregando valor a ele como uma estratégia de adaptação.

Robert Shimainga à esquerda, Owen Machuku à direita. Reunião com o cofundador do Kafue Innovation Center sobre a possibilidade de trabalhar em rede no projeto e na fabricação de uma máquina de moagem e extrusão de sorgo para os agricultores do distrito de Chirundu.O KIC é membro da International Development Innovation Network (IDIN)

O Solutions Lab equipou Owen com os recursos e as habilidades necessárias para oferecer aos pequenos agricultores treinamento em processamento de sorgo, uma poderosa estratégia de adaptação climática para garantir a segurança alimentar em face das mudanças climáticas. Como resultado, 126 pequenos agricultores da área de Lusitu – 80% dos quais são mulheres – receberão treinamento em ação climática, produção de sorgo, manuseio pós-colheita e adição de valor.Essa ação atingirá 1.008 beneficiários indiretos.

Melhoria da segurança alimentar por meio do processamento de sorgo em áreas propensas à seca de Lusitu, no distrito de Chirundu

“Serei eternamente grato por essa oportunidade e ao Solutions Lab do Impulsouth pela orientação, treinamento e assistência financeira que recebi para melhorar a vida das pessoas nas áreas rurais que precisam se adaptar à crise climática.”
Owen Machuk.

Resumo da Soluções Climática:

Melhoria da segurança alimentar por meio do processamento de sorgo em áreas de Lusitu propensas à seca, no distrito de Chirundu

A solução visa aumentar a resiliência das pessoas mais vulneráveis, especialmente os pequenos agricultores da área de Lusitu, no distrito de Chirundu. Esse distrito foi escolhido devido à sua vulnerabilidade aos riscos da mudança climática, que incluem o aumento das temperaturas, chuvas irregulares e escassas, aumento da frequência de secas e inundações esporádicas, além de uma alta prevalência de pobreza.

O projeto tem como objetivo melhorar a segurança alimentar, promovendo a adoção de variedades de sorgo resistentes à seca e técnicas de processamento que agregam valor ao grão de sorgo, transformando-o em farinha e flocos.Os principais atores incluem o Ministério da Agricultura, por meio de seu Instituto de Pesquisa Agrícola (ZARI), o Ministério do Meio Ambiente, o Community Technology Development Trust e a Unidade de Consultoria e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade da Zâmbia. Esse projeto será implementado de julho de 2023 a setembro de 2024.

________________________________________________________________

Artigo produzido pela equipe do projeto Impulsouth e originalmente publicado em inglês em:

Taking Climate Action in Zambia with Owen Machuku: Seeds of Resilience.

________________________________________________________________

Climate Solutions Lab: laboratório de aceleração de projetos de jovens líderes da África e América Central na temática de mudanças climáticas. Conheça mais aqui.