C a r r e g a n d o . . .

10/01/2024

[Série Climate Solutions Lab] Tornando o futuro mais verde: a abordagem inovadora de Mariama e da plataforma E-Himma para combater a degradação da terra e a pobreza rural

Conheça Mariama Abdoulaye Ide, uma engenheira geológica e empreendedora visionária do Níger, que surgiu como uma figura de liderança para a mudança na batalha contra as mudanças climáticas.

Sua jornada é mais do que apenas a mitigação dos desafios ambientais: é um esforço deliberado para garantir um futuro sustentável e próspero para sua comunidade. Por meio de seu compromisso com a natureza e o desenvolvimento sustentável, Mariama se posicionou como líder, educadora e defensora dos produtos agroflorestais.

A jornada de Mariama começou em 2014 e foi desencadeada pelo alarmante desaparecimento de oásis e árvores florestais em seu vilarejo. Esse momento crucial acendeu sua paixão pela proteção ambiental e a impulsionou a agir. Motivada pelo desejo de realizar mudanças significativas, Mariama embarcou em uma missão para enfrentar os desafios urgentes impostos pelas mudanças climáticas em sua comunidade.

Motivada por seu compromisso de instigar mudanças, Mariama fundou a plataforma E-Himma. Essa iniciativa inovadora incentiva o cultivo e a venda de produtos florestais com uma forte ênfase na educação como um dos principais fatores. Por meio da E-Himma, Mariama tem como objetivo proporcionar à sua comunidade não apenas produtos sustentáveis, mas também capacitá-los com conhecimento sobre a importância da agrossilvicultura em face das mudanças climáticas.

A dedicação de Mariama à sua causa é evidente em sua participação em vários programas de empreendedorismo, liderança e mudança climática. Desde o Dow-YALI RLC Dakar Challenge 2021 até o LOJIQ-Canadá 2019 e o IVLP-AWEP-EUA 2018, Mariama ampliou seus horizontes e obteve insights sobre soluções globais para desafios relacionados ao clima. Ela também se equipou com as ferramentas necessárias para implementar mudanças efetivas em nível local.

“As dificuldades existem para aqueles que não acreditam em seus sonhos, e cada problema é uma lição aprendida no caminho para um sucesso maior.”

Embora seu foco inicial fosse o desenvolvimento econômico, sua participação no processo do Climate Solutions Lab a inspirou a empreender a produção local de vários produtos agroflorestais. O laboratório ressaltou a importância das práticas sustentáveis como um caminho para o desenvolvimento econômico, e isso foi uma mudança de paradigma para Mariama.

Depois de receber treinamento e financiamento como parte do Solutions Lab, ela começou a plantar sistemas que combinavam árvores e espécies vegetais. Suas realizações tangíveis, como a ampliação da plataforma E-Himma em termos de disponibilidade de produtos e fornecedores, falam muito sobre a eficácia de sua abordagem e o impacto de suas iniciativas.

Ao falar com os jovens, Mariama compartilha a verdade inegável de que “a terra não mente”. Ela defende o uso do conhecimento para cultivar a terra e insiste no fato de que apenas um diploma não garante um futuro melhor.

 

Resumo da solução climática:

Plataforma E-Himma

No Níger, mais de 100.000 hectares de terra são degradados anualmente em função de diferentes causas, incluindo as mudanças climáticas. Os rendimentos agrícolas continuam a diminuir ano após ano. De acordo com o governo do Níger, a produção agrícola caiu 50% em 2021. Como resultado, mais de 80% da população que vive em áreas rurais e depende diretamente dessa terra está enfrentando fome e pobreza.

A plataforma E-Himma foi lançada em 2019 para ajudar a população a lutar contra esses problemas. A plataforma promove produtos florestais de origem vegetal por meio da educação e da venda de produtos. Por muito tempo os produtos florestais foram negligenciados em funçãoo de suas virtudes e usos serem desconhecidos, mas eles são uma fonte real de fertilizantes, alimentos e criação de riqueza, sem mencionar os aliados na luta contra a erosão do solo e as mudanças climáticas ao longo do ano.

Os objetivos do projeto de Mariama são maximizar os benefícios que os produtos florestais e da agrossilvicultura trazem para a população, fornecendo informações, treinamento, conscientização, formação de redes e vendas de produtos. O E-Himma inclui um site geral e uma página de comércio eletrônico (lançados em 2019); um servidor de voz para informações, conscientização e ajuda; e campos agroflorestais ou “campos de testemunhas” que servem de modelo ou museu e empregam mulheres que não têm acesso à terra.

_______________________________________________________________

Artigo produzido pela equipe do projeto Impulsouth e originalmente publicado em inglês em:

Greening the Future: Meet Mariama and E-Himma Platform’s Innovative Approach to Tackling Land Degradation and Rural Poverty through Forest-Based Solutions

_______________________________________________________________

Climate Solutions Lab: laboratório de aceleração de projetos de jovens líderes da África e América Central na temática de mudanças climáticas. Conheça mais aqui.