C a r r e g a n d o . . .

10/01/2024

[Série Climate Solutions Lab] Transformando ideias em ação: A mensagem de capacitação de Jonathan Andreas para a ação climática

Jonathan Mickaël Andreas tem mais de cinco anos de experiência em implementação de políticas de mudança climática, gerenciamento de projetos e negociações climáticas no âmbito do processo da UNFCCC. Atualmente, Jonathan é chefe de divisão no Escritório Nacional de Mudanças Climáticas e REDD+ do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Madagascar, onde se concentra na adaptação e resiliência ao clima. Além disso, é membro do Rotaract Club Antananarivo Faneva.

Com essa trajetória, Jonathan Andreas está comprometido com o serviço público e, especialmente, com a ação climática que aumenta a resiliência das comunidades locais aos riscos climáticos por meio da mobilização de várias partes interessadas, inclusive o setor privado. A jornada de ação climática de Jonathan começou em 2017, quando ele ingressou no Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Acreditar em si mesmo é a chave para a ação”.

Seu projeto para o Climate Solutions Lab dialoga diretamente com esse percurso. A participação no CSLab revolucionou sua perspectiva de ação. Uma de suas principais conquistas no programa foi identificar as principais partes interessadas que são cruciais para a implementação efetiva de sua solução climática em Madagascar.

Com a compreensão de que o envolvimento ativo das empresas é essencial para uma ação climática eficaz, ele percebeu a necessidade de criar um ambiente propício para o setor privado. A identificação dessa necessidade abriu caminho para um progresso tangível em sua missão e para avanços significativos na construção da resiliência climática na região.

À medida que a Impulsouth continua a nutrir jovens líderes, seus esforços coletivos iluminam o caminho para um futuro sustentável. Juntos, eles estão criando soluções e inspirando outros a se juntarem ao movimento, provando que, quando os jovens entram em ação, a mudança se torna inevitável.

Resumo da solução climática:

Centro de Mudanças Climáticas para Empresas

Em sintonia com os documentos da política nacional de mudança climática de Madagascar, o principal objetivo do Centro de Mudança Climática para Empresas é fortalecer a resiliência do setor privado de Madagascar, desenvolvendo sua capacidade de adaptação aos efeitos da mudança climática.

O centro será sediado pela Câmara de Comércio e Indústria de Madagascar. Ele fornecerá dados sobre as mudanças climáticas para as empresas e servirá como uma incubadora para o empreendedorismo e o treinamento em ações climáticas.

________________________________________________________________

Artigo produzido pela equipe do projeto Impulsouth e originalmente publicado em inglês em

Turning Ideas into Action: Jonathan’s Message of Empowerment for Climate Action

________________________________________________________________

Climate Solutions Lab: laboratório de aceleração de projetos de jovens líderes da África e América Central na temática de mudanças climáticas. Conheça mais aqui.

 

Notícias relacionadas