C a r r e g a n d o . . .

23/05/2024

[Série Climate Solutions Lab] Um Futuro Verde: A História de Milady Cornejo e a Restauração Florestal em Nível Local na Guatemala

Artigo publicado originalmente no site do projeto Impulsouth

Milady Cornejo, profissional em engenharia de gestão ambiental, tem focado sua carreira em buscar soluções práticas para as mudanças climáticas. Ela demonstrou um compromisso excepcional com o reflorestamento e a gestão sustentável dos recursos naturais na Guatemala. E através da iniciativa Impulsouth e seu Laboratório de Soluções Climáticas, ela espera compartilhar sua história e servir de inspiração para uma nova geração de líderes ambientais.

Crescendo na Guatemala, um país rico em biodiversidade, mas marcado pelos efeitos adversos das mudanças climáticas, Milady testemunhou o aumento das temperaturas, a escassez de água, a degradação do solo e os incêndios florestais. Com um profundo amor pela natureza, ela usa sua formação em engenharia de gestão ambiental para desenvolver iniciativas que ajudam a mitigar esses impactos e a fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis às mudanças climáticas.

Milady trabalha para a Associação para o Desenvolvimento Verde da Guatemala (ASOVERDE) como técnica em restauração florestal. Nesse papel, ela coordena um projeto de restauração da paisagem usando 5 espécies nativas de alto valor e está instalando um sistema de captação de água da chuva em Ipala. Ela também está envolvida em um projeto de segurança alimentar em Esquipulas, onde está trabalhando para estabelecer hortas familiares e diversificar a produção agrícola. Seu objetivo não é apenas replantar terras degradadas, mas também melhorar a qualidade de vida das comunidades locais por meio de práticas agrícolas sustentáveis e conservação da água.

“Está em nosso poder escolher, e com essa escolha vem o potencial para a grandeza. Podemos ser os arquitetos de um futuro cheio de compaixão, entendimento e progresso. Temos as chaves para um mundo onde a bondade reina supremamente, onde se constroem pontes em vez de muros, e onde a empatia guia nossas ações. Podemos ser os guardiões de um ambiente que floresce, onde a natureza e a humanidade coexistem.”

O tempo de Milady no Laboratório de Soluções Climáticas da Impulsouth ajudou-a a desenvolver sua abordagem para a ação climática. A orientação que recebeu e as ferramentas que adquiriu permitiram-lhe pensar de forma inovadora e focar em soluções que beneficiam diretamente as pessoas e as comunidades. Essa mudança de perspectiva possibilitou que ela desenvolvesse seu projeto de maneira mais profissional.

Uma das citações favoritas de Milady é da Dra. Jane Goodall: “O que você faz faz diferença, e você tem que decidir que tipo de diferença quer fazer.” Ela está feliz em fazer diferença nas comunidades rurais ao replantar florestas em áreas degradadas e instalar sistemas de captação de água da chuva para apoiar a agricultura sustentável e o uso residencial da água. Essas ações geraram entusiasmo e apoio comunitário e estão contribuindo para a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável em nível local.

 

Resumo da Solução Climática: Modelo local de restauração florestal com base em informações climáticas no corredor seco da Guatemala

A proposta está sendo implementada na área rural de Ipala, onde a principal atividade econômica da maioria das famílias é o cultivo de grãos básicos e, em menor grau, a criação extensiva de gado em pastagens naturais. As áreas de cultivo e pastagem são terras com encostas altas e solos pedregosos, o que resulta em baixos rendimentos agrícolas. Serão criadas instalações de armazenamento de água da chuva não revestidas em cada local selecionado para restauração. Um sistema básico de irrigação também será instalado, com filtros de anel, mangueiras de poliducto e gotejadores individuais, para otimizar o uso da água disponível.

A implementação do modelo local de restauração é esperada para gerar oportunidades de emprego para as famílias nas comunidades, pois elas estarão realizando as atividades incluídas na solução. As áreas de restauração também serão elegíveis para programas de incentivo florestal que aumentarão a renda das famílias e facilitarão o financiamento para a gestão após o estabelecimento das plantações. A metodologia que será utilizada para estabelecer as plantações melhorará substancialmente a sobrevivência das plantas e poderá ser replicada em áreas próximas aos locais-piloto, contribuindo assim para a restauração da paisagem.