C a r r e g a n d o . . .

10/05/2024

Tecnologias de acesso à água para responder a desastres climáticos

No momento em que o Brasil enfrenta um de seus maiores desastres climáticos de sua história, com as inundações que assolam o Sul do país, organizações de diversos setores estão unindo forças, conhecimentos e recursos. Juntas, elas buscam construir respostas rápidas a um cenário que demanda coordenação ágil entre distintos atores da sociedade.

A pedido do Instituto Solea, WTT fez a identificação e análise técnica de tecnologias de acesso à água no contexto da emergência que afeta a população gaúcha. A partir do diagnóstico, foram indicadas 4 soluções com potencial para responder à emergência. Dentre essas, devido às características e rapidez que a crise demanda, WTT recomendou ao Instituto Solea o envio de Kits Camelo, desenvolvido pela Água Camelo.

Vinte e cinco kits foram adquiridos pelo Instituto e enviados pela Força Aérea Brasileira para a Defesa Civil do RS, que receberá um treinamento de como usar o equipamento para poder disseminá-lo. O Kit, que também poderá ser usado pela Defesa Civil em outras situações, é composto por uma mochila de 15 litros, instrumentos de ultrafiltração e foi elaborado para suprir quatro etapas necessárias para se ter água de qualidade para o consumo humano.

Kit Camelo sendo usado em oficina em Maués (AM).
Foto: Reprodução/Instagram @agua_camelo

“Além da Água Camelo, as outras três iniciativas que avaliamos nesse processo – Hidromaxi, PWTech, WATERisLIFE – também oferecem conjuntos de tecnologia que serão importantes para a sequência do que está acontecendo no Rio Grande do Sul, pois esse cenário crítico terá distintos estágios e essas empresas têm soluções de acesso à água para esse e os próximos momentos que virão”, destaca Gaston Kremer, Diretor Executivo da WTT.

Antiga parceira de WTT, a PWTech, por exemplo, desenvolve uma tecnologia de tratamento de águas contaminadas através de um sistema purificador de baixo custo, portátil, de fácil instalação e fácil manuseio. Todos os equipamentos disponíveis da empresa foram adquiridos por uma ação coletiva entre pessoas públicas e já foram destinados à Região Sul. Ainda assim, outros sistemas poderão ser produzidos em tempo hábil para responder eficientemente à crise que se estabeleceu no Sul.

Já WATERisLIFE cria programas de educação em higiene e saneamento, além de também desenvolver soluções portáteis para fornecer água potável a comunidades necessitadas. A Hidromaxi é uma empresa de Porto Alegre especialista em tratamento de águas industriais e residenciais e possui mais de 25 anos fornecendo água potável.

O mapeamento e a avaliação das soluções executados por WTT foram possíveis graças também ao apoio do Projeto Saúde e Alegria, de parceiros locais e de especialistas em Saneamento, que compartilharam conhecimentos e contatos fundamentais para a agilidade do processo.

〉〉〉〉〉Doe, compartilhe recursos, tempo e conhecimento para acelerar a resposta a esse momento crítico. Acha que podemos te ajudar a entregar impacto positivo nesse cenário? Entre em contato!