C a r r e g a n d o . . .

05/12/2023

Visita técnica para acompanhar desenvolvimento de tecnologia de biofilme

No dia 28 de novembro, a WTT visitou o laboratório do INSA para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia de revestimento de frutos que visa responder a um problema latente dos pequenos agricultores da região do semiárido: as perdas pós-colheita.

Cerca de 50% das perdas dos pequenos produtores ocorrem nas etapas de transporte e armazenamento dos frutos. O biofilme desenvolvido pelo INSA e mapeado pela WTT como potencial solução para este desafio pode aumentar a vida útil desses alimentos e gerar diminuição de custos e perdas para os produtores. Juntos, INSA, WTT e parceiros compõem uma equipe multidisciplinar que dá seguimento ao desenvolvimento do projeto.

O revestimento foi elaborado para ser de fácil aplicação, baixo custo e com flexibilidade para diferentes culturas, tornando-se, assim, acessível aos produtores. Nesta etapa do desenvolvimento, que contará com aporte financeiro da FINEP, o INSA dará andamento à pesquisa sobre elementos de embalagem, estabilidade térmica e outras análises que permitirão o aperfeiçoamento do material.

Saiba mais sobre o projeto na publicação “Ciência, Tecnologia e Inovação com o Semiárido Brasileiro”, disponível no site da WTT em: www.wttventures.net/publicacoes