C a r r e g a n d o . . .

24/11/2023

WTT participa de painel na COP sobre Agricultura Regenerativa

No dia 10 de dezembro, WTT integra o painel  “Agricultura regenerativa e positiva para a natureza como caminho para criar sistemas alimentares resilientes ao clima”, dentro da programação da COP28 no Resilience Hub.

Gaston Kremer, gerente de programas da WTT, estará discutindo o tema ao lado de Patty Fong, diretora de programas Climate Global Alliance For The Future Of Food, Michael Kotutwa Johnson, especialista em resiliência indígena na Universidade do Arizona, Prajuna Kc, diretora nacional do iDE Global (International Development Enterprises),  e Vijay Thallam Kumar, Rythu Sadhikara Samstha (RySS).

A sessão fornecerá uma visão abrangente dos sistemas alimentares regenerativos que podem abordar a segurança alimentar global, a resiliência e a mitigação das mudanças climáticas. O painel também mostrará abordagens sistêmicas para transformar as cadeias de valor de alimentos e apresentará o lançamento de uma aliança comprometida com a produção sustentável de arroz, demonstrando ações escalonáveis. Além disso, será dado foco à tradução de práticas regenerativas em investimentos acionáveis com respaldo científico e políticas de apoio, seguido por exemplos de conhecimento indígena bem-sucedido em várias escalas, enfatizando seu potencial de adoção mais ampla. Por fim, uma discussão aberta explorará o caminho a seguir para ampliar a agricultura regenerativa a fim de criar sistemas alimentares resistentes ao clima.

Nos sistemas alimentares, encontram-se temas caros como manutenção da biodiversidade, justiça social, geração de renda, produção de alimentos e o uso mais sustentável dos solos”, destaca Kremer sobre a importância de discutir o assunto que se relaciona intimamente com o tema das mudanças climáticas. “ Sem mudar os sistemas alimentares, não atingiremos o Acordo de Paris”, pontua.

A sessão é organizada por WTT ao lado do iDE Global e da Sustainable Rice NDC Alliance. Além da estruturação do evento, WTT também está supervisionando, a convite da Fundação Avina, a temática de Food and Agriculture dentro do Resilience Hub. Para tanto, a organização conta com a expertise construída dentro do Consórcio de Negócios Alimentares Regenerativos, grupo de 10 organizações interessadas em fortalecer o ecossistema de negócios de alimentos regenerativos na América Latina e no Caribe.

Para acompanhar essa e outras sessões do Resilience Hub, acesse o site e inscreva-se gratuitamente.