Sobre
a WTT
World-Transforming Technologies (WTT) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2012 que tem a missão de promover a inovação para superar desafios da sociedade e do meio-ambiente. Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento, a experimentação e a disseminação de inovações tecnológicas, sociais e de modelos de negócios que ofereçam respostas eficazes a problemas socioambientais do nosso tempo.

WTT foi estruturada em 2012 quando a Fundação Avina constatou, através de uma análise do ecossistema de empreendedorismo de impacto na América Latina, que havia tanto uma lacuna de projetos escaláveis aptos a receberem investimentos, quanto falta de apoio ao percurso de cientistas que estavam por trás de inovações com alto potencial de impactar positivamente a sociedade. A partir dessas duas percepções, Avina, Good Energies Foundation e Instituto Arapyaú impulsionaram a criação de WTT com a missão de aproximar o mundo dos negócios de impacto dos espaços de pesquisa e desenvolvimento.

Ao longo de sua história e através de um diverso leque de serviços de inovação, a organização já desenvolveu e executou desafios, mapeamentos, diagnósticos, gestão de projetos, específicas, desenhos de estratégias, entre outras contribuições em parceria com organizações da sociedade civil, agências multilaterais e organizações intergovernamentais.

Em 2020, WTT deu início ao Centro de Orquestração de Inovações (COI), que coloca em prática a ideia de ciência orientada por missões através de equipes científicas especiais com membros de expertises e instituições distintas, orientadas pela busca de soluções para grandes problemas enfrentados pela sociedade.

Como Venture Builder, WTT contribui para fortalecer empreendimentos de deeptech com tecnologias disruptivas, investindo em estágios iniciais de ideias transformadoras e garantindo que essas tecnologias tenham acesso ao mercado para gerar o grande impacto que preveem em sua concepção.

Quem somos
Pablo Vagliente • Diretor Executivo
Pablo trabalhou como professor e pesquisador em diferentes universidades públicas e privadas de Córdoba, Argentina, publicando três livros e diferentes artigos sobre a história da sociedade civil. Trabalha na Fundação Avina desde 2005, ocupando diferentes cargos, liderando as equipes nos programas de Acesso à Água, Inovação Política e Finanças Éticas. Desde 2018, Pablo é Diretor de negócios e finanças sustentáveis da Avina. É doutor em História e foi consultor da CAF e do BID.
Andre Wongtschowski • Diretor de Inovação
Andre traz para WTT mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo e em organizações da sociedade civil, incluindo 7 anos na Unilever em diversas posições no Brasil, Colômbia e Inglaterra, além de passagens pelo mercado financeiro e indústria farmacêutica. Andre é formado em Economia pela USP e tem mestrado em Gestão e Planejamento do Desenvolvimento pela University College London. Andre é Fellow do D-Lab do MIT e da Eisenhower Fellowships.
Cristiane Oda • Administração e Finanças
Cristiane é graduada em Ciências Contábeis (Universidade Estadual de Londrina) e Direito (Unibrasil), Pós-Graduada em Gerência Contábil, Auditoria e Finanças (Inbrape). Tem experiência de 12 anos na PUC/PR em gestão de projetos nacionais e internacionais, atuando na área contábil, financeira, administrativa, fiscal e prestação de contas. Além de seu aporte em WTT, também atua como Consultora Administrativa e Financeira em Fundação Avina.
Gaston Kremer • Gerente de Programas
Gaston tem experiência em relações estratégicas, comunidades, negócios de impacto e em mediação de diferentes realidades. Antes de WTT empreendeu um negócio social de acesso à energia e desenvolvimento rural em países como Nigéria, Etiópia, Moçambique e Uruguai. Realizou estudos em ética e governança da tecnologia, finanças do clima e de energias sustentáveis e cooperação internacional. Acredita na tecnologia como um processo social onde as pessoas devem estar no centro.
Maria Angélica Jung Marques • Gestora de Ciência, Tecnologia e Inovação
Engenheira agrônoma e mestre em Zootecnia pela UFRGS, é Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFRSC com Pós-doutorado em Fatores Humanos e Resiliência na PUCRS. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Diretora Executiva do Centro de Referência em Ambientes de Inovação da Fundação CERTI e Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento de Mecanismos e Ambientes de Inovação, com ênfase em ecossistemas de inovação, planejamento estratégico, inovação e coprodução.
Lara Ramos • Gestora de Projetos
Doutoranda e mestra em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP e graduada em Engenharia Ambiental pela USP. Tem experiência em pesquisa, consultorias e no setor público, principalmente com avaliação de políticas públicas e gestão de projetos. Dedica-se às temáticas de Sustentabilidade, Ciência e Tecnologia, com projetos em parceria com ICMBIO, Governo do Estado do Maranhão e movimentos sociais atuantes em territórios tradicionais do Brasil.
Isabel Waquil • Analista de Comunicação
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com experiência em organização de projetos e produção de conteúdo. Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e experiência de estudos em Ciência da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Produtora cultural no Goethe-Institut Porto Alegre entre 2015 e 2023, atualmente é Analista de Comunicação na World-Transforming Technologies