Com o tema “(Re) Imaginar e construir futuros”, evento online organizado pela Enap terá mesa sobre mission-oriented innovation

Um dos maiores eventos de inovação da América Latina chega à sexta edição na próxima semana. De 16 a 19 de novembro, a Semana de Inovação vai reunir 20 mil inovadores em governo, 350 palestrantes renomados de vários países e 100 instituições. A World-Transforming Technologies (WTT) estará presente na programação deste ano, que tem como tema “(Re) Imaginar e construir futuros”. A edição traz a proposta de estimular a transição entre o que fomos até agora e o que podemos ser daqui em diante, desafiados por questões que permanecem, como a fome, a pobreza e a violência, e por outras emergentes, como a ética da tecnologia, futuro do trabalho à distância e equilíbrio entre economia e saúde.

A programação, com palestras, oficinas, cursos, sessões on-demand e outras atrações, inclui a mesa ‘Mission-oriented Innovation na prática: iniciativas no Brasil de hoje e de amanhã’, na quarta-feira (18), às 14h, com o gerente de operações da WTT, Andre Wongtschowski, a diretora de Ciência do Instituto Serrapilheira, Cristina Caldas, e o diretor da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, João Arthur Reis.

A pandemia de COVID-19 acelerou a implementação de iniciativas dentro da lógica de mission-oriented innovation no Brasil. No painel, escutaremos como governo e sociedade civil estão aprendendo na prática a criar e usar instrumentos para entregar novas soluções aos desafios estratégicos do país, e como formamos, coordenamos e apoiamos equipes científicas extraordinárias dedicadas a desenvolver inovações de base científico-tecnológicas que permitam ao país superar os grandes desafios sociais e ambientais da atualidade e os que ainda virão.

Para participar, é necessário se inscrever no site do evento para garantir o passaporte para a cidade virtual da inovação, onde acontecerão as atividades.

O evento é realizado por meio de parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Economia e o Governo Federal. Os patrocinadores são a Dataprev, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e as empresas IBM e Microsoft.

A Semana de Inovação 2020 tem ainda o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Embaixada da Dinamarca no Brasil; Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); República.org; Instituto Arapyaú; Brava; Humanize; e Fundação Tide Setúbal.

Serviço

Semana de Inovação – Mission-oriented Innovation na prática: iniciativas no Brasil de hoje e de amanhã

DATA: 18/11, quarta-feira

HORÁRIO: 14:00 ÀS 15:50

TRILHAS TEMÁTICAS: FERRAMENTAS E METODOLOGIAS

Consulte aqui a programação completa:

https://gov.br/enap/semanadeinovacao/programacao

https://semanadeinovacao.enap.gov.br/pt/

Saiba mais sobre os palestrantes:

Andre Wongtschowski

Gerente de Operações da World-Transforming Technologies (WTT), uma fundação dedicada à promover a inovação como ferramenta para a superação de desafios sociais e ambientais. Em  WTT, Andre acelera o desenvolvimento de inovações disruptivas dedicadas a solucionar desafios sociais e ambientais de grande escala, e cria espaço para a experimentação de inovações em contextos onde elas podem ter um impacto positivo. Antes de ingressar na WTT, Andre trabalhou nos setores privado e social, incluindo 7 anos na Unilever em várias posições no Brasil, Colômbia e Inglaterra. Ele é formado em Economia e mestre em Administração e Planejamento de Desenvolvimento. Andre é Fellow do D-Lab do MIT e da Eisenhower Fellowships.

Cristina Caldas

Bióloga, se dedicou aos estudos de humanização de anticorpos e autoimunidade no contexto de transplantes. Doutora em Imunologia pela USP, mestre em Biologia Molecular pela UnB, é especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp, onde participou de pesquisas em percepção pública da ciência. Foi pesquisadora visitante no Centro para Estudos Internacionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Foi presidente da SciBr Foundation, organização sem fins lucrativos sediada em Cambridge (EUA), que promove redes interdisciplinares de conhecimento, agregando brasileiros que atuam no exterior. No Serrapilheira, é responsável pelas iniciativas de apoio à ciência – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos.

João Arthur Reis

Diretor na Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Anteriormente, trabalhou com empreendedorismo inovador e cooperação internacional na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) por meio do Programa de Trainee em Gestão Pública do Vetor Brasil. É graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública. É membro da rede de mentores do BrazilLab.